PUBLICIDADE
Notícias

Pesquisadores acham cidade pré-colombiana sob selva de Honduras

20:09 | 31/05/2013

Pesquisadores americanos identificaram - com a ajuda de satélites - uma cidade pré-colombiana sepultada sob a densa floresta tropical de Honduras, informou nesta sexta-feira o diretor do Instituto Hondurenho de Antropologia e História (IHAH), Virgilio Paredes.

Com a ajuda de uma nova tecnologia que utiliza satélites para realizar um 'scanner' do solo sob a floresta, especialistas da Universidade do Colorado identificaram duas cidades contíguas entre os departamentos de Colón e Gracias a Dios, no leste do país, explicou o funcionário.

Uma das cidades, chamada de "Ciudad Blanca 1", já havia sido detectada há um ano, mas nos últimos dias os cientistas identificaram ruínas de outra cidade contígua. O conjunto teria o triplo do tamanho do complexo de Copán, as maiores ruínas deixadas pelos Maias em Honduras.

O americano Steve Helkins, um dos pesquisadores que participam do projeto, explicou que o achado abre a possibilidade para o que seria a "maior descoberta arqueológica do século" em Honduras.

Paredes informou que o governo em Honduras, junto com especialistas de universidades americanas, está montando uma equipe de investigação para entrar na região em novembro e chegar às misteriosas ruínas.

 

AFP

TAGS