PUBLICIDADE
Notícias

Papa otimista sobre 'unidade plena' entre católicos e coptas

08:17 | 10/05/2013

O Papa Francisco se mostrou nesta sexta-feira "convencido" de poder "dar novos passos significativos para a unidade plena" entre católicos e coptas, durante uma visita do patriarca copta ortodoxo de Alexandria, Tawadros II.

"Estou convencido de que, guiados pelo Espírito Santo, nossa oração perseverante, nosso diálogo e a vontade de construir dia a dia a comunhão no amor, conseguiremos dar novos passos significativos para a unidade plena", declarou para Tawadros II.

Esta é a primeira visita de um patriarca da principal Igreja não católica do Oriente Médio desde 1973, ponto alto de uma viagem à Europa durante a qual Tawadros visitará várias paróquias coptas.

"A visita de hoje reforça os laços de amizade e de fraternidade que já (nos) unem", afirmou Francisco, que recordou o "encontro histórico há 40 anos entre nossos predecessores, o Papa Paulo VI e o patriarca Shenuda III (...) após séculos de afastamento".

Tawadros II convidou o Papa a visitar o Egito.

"Espero poder ter em breve a honra de uma visita de Sua Santidade a meu querido país, Egito", disse em inglês.

Esta é a primeira viagem ao exterior do patriarca desde sua eleição, em novembro de 2012, no momento em que a minoria copta do Egito, que representa entre 6% e 10% da população, enfrenta a ascensão do islamismo e alguns optam pela emigração.

AFP

TAGS