PUBLICIDADE
Notícias

Manipulação de gene ligado ao Parkinson prolonga vida de moscas

Os pesquisadores elevaram os níveis do gene 'parkin' nas drosófilas e verificaram que estes insetos, viveram mais 25% do que o grupo de controle

08:20 | 07/05/2013

A manipulação de um gene ligado ao Mal de Parkinson prolongou em 25% a vida de drosófilas, o que poderá proporcionar importantes informações sobre esta doença e o envelhecimento humano, revela um estudo publicado nesta segunda-feira nos Estados Unidos.

"O envelhecimento é um fator de risco importante para o desenvolvimento e a progressão de muitas enfermidades neurodegenerativas", como o Mal de Alzheimer, lembrou David Walker, professor de biologia e fisiologia na Universidade da Califórnia em Los Angeles, principal autor da pesquisa.

"Acreditamos que nossa descoberta lança luz sobre o mecanismo molecular ligado a estes dois processos".

Este gene, chamado de 'parkin', tem ao menos duas funções vitais: detecta as proteínas danificadas para que sejam eliminadas antes que se tornem tóxicas, e desempenha um papel importante para a remoção da mitocôndria danificada. As mitocôndrias são geradoras de energia na célula.

Os pesquisadores elevaram os níveis do gene 'parkin' nas drosófilas e verificaram que estes insetos, cuja longevidade é inferior a dois meses, viveram mais 25% do que o grupo de controle.

"Apenas com o aumento do nível dos genes 'parkin', estas moscas viveram significativamente mais tempo, sem deixar de ser saudáveis, ativas e férteis", destacou Anil Rana, outro pesquisador da equipe, cujo trabalho está publicado nos Anais da Academia Nacional de Ciências (PNAS, sigla em inglês).

Entre os humanos, um tratamento para aumentar a atividade do gene 'parkin' poderia retardar a aparição e a progressão do Parkinson e de outras doenças relacionadas à idade, estimam os pesquisadores.

A maioria das pessoas com Mal de Parkinson desenvolve a doença em idade adulta, mas alguns nascem com uma mutação do gene 'parkin' e apresentam sintomas da doença desde cedo.

"Nossa pesquisa poderá revelar que o gene 'parkin' é um importante objetivo terapêutico para doenças neurodegenerativas e, possivelmente, para outras enfermidades ligadas ao envelhecimento", destacou David Walker.

AFP

TAGS