PUBLICIDADE
Notícias

Grupo é preso na Itália por lavagem de dinheiro e tráfico de ouro

A rede criminosa, com sede em Palermo (Sicilia), foi desmantelada graças a um agente infiltrado

10:39 | 16/05/2013

Trinta e quatro pessoas, entre elas um juiz e dois policiais, foram detidos na Itália suspeitos de lavagem de dinheiro, tráfico de ouro e posse ilegal de armas, anunciou nesta quinta-feira a polícia financeira.

A rede criminosa, com sede em Palermo (Sicilia), foi desmantelada graças a um agente infiltrado. Foi descoberto que o grupo lavava dinheiro na Itália e no exterior procedente de atividades ilícitas e que comercializava ouro sem autorização.

Doze dos detidos estão em prisão domiciliar.

As autoridades apreenderam 11 milhões de euros em moeda estrangeira, sobretudo em dólares, wones norte-coreanos e francos suíços, indicou a polícia financeira em um comunicado.

Segundo a imprensa, um dos cérebros do grupo, também composto por especialistas em contabilidade e funcionários bancários, era o advogado Gianni Lapis, o homem de confiança do ex-prefeito de Palermo Vito Ciancimino, condenado por vários crimes na década de 90 e já falecido.

O juiz Franco Angelo Maria De Bernardi, do Tribunal Administrativo de Roma, contribuía para as atividades ilegais de seu local de trabalho.

AFP

TAGS