PUBLICIDADE
Notícias

Governo sul-africano suspende funcionários para abafar escândalo

Em função disso, seis ministros protagonizaram uma coletiva de imprensa para anunciar a suspensão de cinco membros da administração e de militares da Força Área

10:51 | 03/05/2013

O governo sul-africano suspendeu agentes administrativos e militares nesta sexta-feira em função de um escândalo causado por uma onerosa festa de casamento organizada por uma família rica e ligada ao presidente Jacob Zuma.

Um Airbus A-330 com cerca de 200 convidados do casamento, provenientes da Índia, teria usado a base Waterkloof da Força Aérea sul-africana, um incidente que repercute também em Nova Délhi.

Em função disso, seis ministros (Justiça, Interior, Defesa, Presidência, Polícia, Relações Exteriores) protagonizaram uma coletiva de imprensa para anunciar a suspensão de cinco membros da administração e de militares da Força Área.

"Estamos peto de um incidente diplomático", comentou a ministra das Relações Exteriores, Maite Nkoana-Mashabane. Pretória suspeita que o embaixador da Índia pediu uma autorização para pousar e foi feito um arranjo para consegui-la.

Todos os ministros asseguraram que nenhuma autorização oficial foi dada.

O casamento que detonou a crise era de Vega Gupta, de 23 anos, herdeira de uma das famílias mais ricas da África do Sul, muito ligada a Zuma e de origem indiana.

Dois dos filhos do presidente sul-africano trabalharam como diretores em empresas dessa família, generosa mecenas do partido no poder o Congresso Nacional Africano (CNA).

A família Gupta possui, além disso, o jornal New Age, considerado a voz do CNA.

AFP

TAGS