PUBLICIDADE
Notícias

Explosões e confrontos deixam 15 mortos no Iraque

14:26 | 28/05/2013
Explosões e disparos nas regiões central e norte do Iraque deixaram pelo menos 15 mortos e 35 feridos nesta terça-feira, informaram autoridades. Autoridades iraquianas informaram que a explosão de uma bomba num micro-ônibus e um ataque suicida com um caminhão cheio de explosivos ao norte da capital do país mataram sete pessoas nesta terça-feira.

Os dois ataques distintos acontecem no dia seguinte a uma série de ações que deixaram mais de 70 mortos em todo o Iraque.

Uma bomba deixada no micro-ônibus matou cinco pessoas em Sadr City, um bairro de maioria xiita no leste de Bagdá, disse um policial. Cinco policiais e 20 civis ficaram feridos. Outro policial informou que um suicida detonou um caminhão cheio de explosivos após passar por um posto de verificação policial na cidade de Tarmiyah, ao norte da capital, matando um policial e um civil. Nove pessoas ficaram feridas.

Na cidade de Mosul, no norte iraquiano, confrontos entre policiais e homens armados resultaram na morte de dois agentes de polícia. Quatro atiradores também foram mortos e 15 pessoas foram detidas. Ao sul de Mosul, uma bomba atingiu uma patrulha de polícia, matando um oficial e deixando outro ferido, informaram policiais. Mosul, que fica 360 quilômetros a noroeste de Bagdá, é um antigo reduto de militantes sunitas.

Três funcionários da área médica confirmaram o número de vítimas. Todas as fontes falaram em condição de anonimato, porque não têm autorização para divulgar esse tipo de informação.

Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pela recente onda de ataques, mas ataques sistemáticos com bombas são uma marca de insurgentes sunitas liderados pelo braço da Al-Qaeda no Iraque, conhecido como Estado Islâmico do Iraque. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

TAGS