PUBLICIDADE
Notícias

Explosões de carros-bomba deixam ao menos 4 mortos no Cáucaso russo

"Um primeiro carro-bomba explodiu sem causar vítimas. Minutos depois, quando os policiais chegaram ao local, houve uma segunda explosão que deixou vítimas"

17:27 | 20/05/2013
NULL
NULL

MAKHACHKALA, Rússia, 20 Mai 2013 (AFP) - Pelo menos quatro pessoas morreram nesta segunda-feira na explosão de dois carros-bomba na cidade de Makhachkala, capital da região do Daguestão (Cáucaso, sul da Rússia), indicaram as forças de segurança.

O comitê de investigação havia informado em um primeiro momento a respeito de oito pessoas mortas, mas um representante das forças de segurança explicou à AFP que alguns feridos foram registrados como mortos.

Quatro pessoas morreram e 35 estão hospitalizadas" após o atentado praticado perto de um prédio da administração judicial de Makhachkala, indicou a delegação local do Ministério da Saúde.

O porta-voz do comitê de investigação, Vladimir Markin, citado pela agência Interfax, informou que uma investigação por "terrorismo" foi aberta e que investigadores de Moscou estão a caminho do Daguestão.

Poças de sangue e partes de carros estavam espalhados por 200 metros em torno do local da explosão, que ocorreu em uma rua movimentada de Makhachkala, constatou um jornalista da AFP.

Dois carros explodiram com minutos de diferença.

"Um primeiro carro-bomba explodiu sem causar vítimas. Minutos depois, quando os policiais chegaram ao local, houve uma segunda explosão que deixou vítimas", segundo o comitê de investigação.

A segunda explosão, equivalente a 40-50 kg de TNT, foi mais forte do que a primeira.

Os artefatos explosivos foram ativados à distância.

A polícia informou que uma autoridade judicial e dois policiais estão entre os mortos.

A tática do duplo atentado, que tenta causar vítimas entre as forças de segurança, é utilizada pelos rebeldes do Cáucaso russo.

O Daguestão é cenário regular de ataques reivindicados por rebeldes islamitas que atuam entre a Chechênia e o norte do Cáucaso.

TAGS