PUBLICIDADE
Notícias

Explosão de caminhão-tanque deixa 24 mortos e dezenas de feridos

20:52 | 07/05/2013

MEXICO, 07 Mai 2013 (AFP) - Um caminhão-tanque que transportava gás explodiu na madrugada desta terça-feira em uma rodovia nos arredores da Cidade do México, deixando 24 mortos e dezenas de feridos, informaram as autoridades locais.

A explosão sacudiu o subúrbio de Ecatepec antes do amanhecer, ferindo ao menos 36 pessoas e causando danos em 15 carros e 40 residências, informaram fontes oficiais. Dez crianças estão entre os mortos.
Entre os 36 feridos estão oito crianças de idades entre 8 meses e 15 anos, além de um homem de 74 anos, de acordo com uma lista divulgada pelo governo estadual.

Treze feridos estão em estado grave com o caminhão-tanque, que aparentemente capotou na auto-estrada causando a explosão. O motorista do veículo conseguiu sobreviver e está "detido em um hospital onde está sendo tratado", indicou em sua conta no Twitter Salvador Neme, secretário da Segurança Cidadã do Estado de México, ao qual pertence Ecatepec.

O acidente aconteceu às 05h30 locais (07h30 de Brasília) na auto-estrada que liga a capital mexicana à cidade de Pachuca (estado de Hidalgo, centro), na altura de Ecatepec. Nesse trecho, a via corta a comunidade carente de San Pedro Xalostoc (Ecatepec), onde pelo menos vinte residências foram afetadas pela explosão, informou Neme.

Os bombeiros e equipes de resgate seguem trabalhando nos escombros dos imóveis em busca de outras possíveis vítimas. Após a explosão, imagens de televisão mostravam veículos calcinados e algumas casas em ruínas. A onda expansiva da explosão atingiu uma área de cerca de 500 metros, segundo informações da imprensa.

"Quando ouvi o estrondo, saí correndo e nos protegemos nas ruas próximas. Vi a casa dos meus parentes em chamas e depois voltei e vi os médicos legistas retirando os corpos de meus familiares", disse à AFP Humberto Zedillo, de 45 anos e primo de um dos mortos.

O presidente Enrique Peña Nieto transmitiu suas condolências aos familiares das vítimas e ordenou que sejam revisadas as condições de segurança das casas que foram erguidas perto da auto-estrada. Nos últimos meses, o México registrou outros acidentes mortais causados por gás ou petróleo.

No dia 31 de janeiro, 37 pessoas morreram e mais de 120 ficaram feridas devido a uma enorme explosão na sede da estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) na capital mexicana que as autoridades atribuíram a um acúmulo de gases.
Em setembro passado, outra explosão deixou 30 mortos em instalações de gás próximas à fronteira com os Estados Unidos.

Em dezembro de 2010 outra explosão em um oleoduto no centro do país, aparentemente, causada por uma tentativa de roubo de combustível, que deixou 29 mortos e mais de 50 feridos.

 

AFP

TAGS