PUBLICIDADE
Notícias

Estudantes voltam a se manifestar no Chile

A manifestação, a segunda em caráter nacional este ano, transcorreu praticamente de forma pacífica. Mas, no finalzinho, houve distúrbios entre policiais

15:27 | 08/05/2013
NULL
NULL

SANTIAGO, 08 Mai 2013 (AFP) - Milhares de estudantes voltaram a se manifestar nesta quarta-feira, 8, pelas ruas de Santiago para pedir uma reforma profunda no sistema educacional, em pleno ano eleitoral.

Convocada pela Confederação de Estudantes do Chile (Confech), a manifestação reuniu 30.000 estudantes, de acordo com a polícia, enquanto que os organizadores falavam de 80.000 pessoas.

A manifestação, a segunda em caráter nacional este ano, transcorreu praticamente de forma pacífica. Mas, no finalzinho, houve distúrbios entre policiais e algumas pessoas encapuzadas que incendiaram lixeiras para fazer uma barricada.

A polícia teve de usar gases lacrimogêneos e jatos de água para dispersar alguns estudantes.

Os estudantes chilenos, que desde 2011 defendem uma reforma profunda no ensino herdado da ditadura de Augusto Pinochet, querem se fazer ouvir em um ano em que os eleitores deverão votar o sucessor de Sebastián Piñera, que viu sua popularidade cair justamente por causa das demandas estudantis.

TAGS