PUBLICIDADE
Notícias

Cristina Kirchner nega reforma constitucional visando terceiro mandato

20:52 | 14/05/2013
BUENOS AIRES, 14 Mai 2013 (AFP) - A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, negou na noite desta terça-feira, 14, qualquer intenção de promover uma reforma constitucional visando sua terceira eleição consecutiva, em 2015, como defendem os governistas.

"Não vou propor uma reforma da Constituição", afirmou a presidente para milhares de partidários ao encerrar o Congresso para a Democratização da Justiça, organizado por uma universidade estatal em um estádio da periferia de Buenos Aires. A Constituição prevê apenas uma reeleição presidencial, já obtida por Kirchner em 2011, com 54% dos votos. A coalizão Frente para a Vitória (peronistas e aliados), que faz oposição à Kirchner, afirma que a presidente tem planos para se perpetuar no poder.

Kirchner, 60 anos, lembrou que acaba de obter no Congresso a aprovação de um pacote de leis para reformar o Poder Judiciário, sob o argumento de democratizar a Justiça. A oposição tentou barrar a reforma do Judiciário afirmando que trata-se de uma manobra de Kirchner para controlar os juízes e suprimir sua independência. "Como se pode estar contra a eleição dos membros do órgão político da Justiça, o Conselho da Magistratura, pelo voto popular?!" - perguntou Kirchner à multidão.

Doze dos 19 integrantes do Conselho, que elege e remove os juízes, serão escolhidos nas próximas eleições legislativas para renovar metade da Câmara dos Deputados e um terço do Senado, no dia 27 de outubro. A reforma judicial também restringiu as medidas cautelares, recurso utilizado pelo grupo de mídia Clarín desde 2009 para evitar a cláusula contra o monopólio da lei de audiovisual.

AFP

TAGS