PUBLICIDADE
Notícias

Coreia do Norte recolheu mísseis, diz Pentágono

20:59 | 06/05/2013

WASHINGTON, 06 Mai 2013 (AFP) - A Coreia do Norte removeu dois mísseis de plataformas de lançamento da costa leste do país, informaram oficiais americanos nesta segunda-feira, 6, sinalizando uma redução no nível de tensão na península.


Os mísseis Mussudan estavam preparados para o disparo a qualquer momento, mas "eles foram removidos", disse um militar dos EUA, que pediu para não ser identificado.

Para dois oficiais, o movimento da Coreia do Norte significa que não há mais uma ameaça iminente de lançamento, já que Pyongyang teria de fazer novos preparativos para recuperar seu status de "pronto para disparo". Em meio às ameaças e à retórica belicosa da Coreia de Norte, dois mísseis Mussudan foram deslocados para a costa leste, no momento em que os EUA e seus aliados Japão e Coreia do Sul se prepararam para um possível lançamento-teste por conta das celebrações nacionais de 15 de abril.

Japão e Coreia do Sul avançaram suas defesas antimísseis, enquanto Washington enviou para a região dois destróieres equipados com armamentos antimísseis e um poderoso radar. O porta-voz do Pentágono, George Little, observou uma mudança no discurso da Coreia do Norte e disse aos repórteres nesta segunda que a "pausa nas provocações" foi um desenvolvimento positivo.

Um míssil Mussudan tem alcance estimado entre 640 e 5.630 quilômetros, de acordo com oficiais militares. O Pentágono afirma que a Coreia do Norte dispõe de algumas centenas de mísseis de curto e médio alcance, que poderiam alcançar o Japão, ou a Coreia do Sul.

AFP

TAGS