PUBLICIDADE
Notícias

Cientista que clonou células-tronco embrionárias admite erros

19:21 | 23/05/2013
O principal autor da pesquisa que anunciou a criação, pela primeira vez, de células-tronco embrionárias por clonagem, na semana passada, admitiu nesta quarta-feira em artigo na revista britânica Nature que seu estudo contém erros, embora tenha afirmado que os resultados não foram alterados.

Shoukhrat Mitalipov, da Universidade da Saúde e da Ciência do Oregon (Oregon Health and Science University, noroeste dos EUA), revelou em pesquisa publicada em 15 de maio na revista Cell que a partir da técnica da clonagem é possível criar células-tronco embrionárias humanas, geneticamente idênticas às da pessoa de quem procedem.

Mitalipov admitiu nesta quarta-feira haver inexatidões no trabalho, após as quais foram montados os dados às pressas para publicar o estudo, aceito pela revista Cell apenas três dias depois de apresentado. O quarto erro não representa problema algum, afirmou o cientista.

"Os resultados são exatos, as linhagens de células-tronco embrionárias existem", disse Mitalipov. Comentários anônimos publicados no site científico na internet PubPeer reportaram estes erros nas ilustrações e imagens usadas no estudo. Mitalipov disse ter falado com seu colega de equipe, Masahito Tachibana, que compilou os dados. Este confirmou que o estudo continha alguns erros.

Os cientistas também disseram que entrerão em contato com a revista Cell para preparar uma correção. Martin Pera, especialista em células-tronco da Universidade de Melbourne, na Austrália, lamentou no artigo da Nature que os cientistas haviam usado a mesma imagem para ilustrar duas propriedades diferentes entre as células-tronco de um embrião humano e as produzidas por clonagem.

"As explicações dadas pelos autores do estudo são plausíveis, mas é preciso esperar os resultados de uma pesquisa a fundo", concluiu. Para Robin Lovell Badgen, que chefia o Departamento de Genética do Instituto Nacional de Pesquisa Médica, em Londres, estes erros são o resultado da pressa em publicar o estudo.

"Devem dar a eles a oportunidade de explicar e corrigir os erros", destacou a Nature.

AFP

TAGS