PUBLICIDADE
Notícias

Chile e Argentina decretam alerta vermelho por causa do vulcão Copahue

A evacuação já começa e mais de 2 mil pessoas são obrigadas a deixar suas casas ameaçadas pela possível erupção

09:09 | 28/05/2013
NULL
NULL

As autoridades chilenas decretaram “alerta vermelho e a evacuação preventiva” nesta terça-feira de mais de duas mil pessoas que moram no local próximo à área do vulcão Copahue, localizado próximo a fronteira entre o Chile e a Argentina.

O ministro do Interior, Andrés Chadwick declarou que “as instruções foram lançadas com o propósito de iniciar o plano de emergência para a evacuação de moradores que vivem num raio de 25 quilômetros ao redor do vulcão Copahue”.

A evacuação do local inclui cerca de 2.240 pessoas que vivem perto do maciço, de 2.965 metros de altura e localizado na região de Bio Bio, cerca de 500 quilômetros ao sul de Santiago do Chile. “Isso não significa que o vulcão entrará necessariamente em erupção e , portanto, é essencial o alerta vermelho”, disse Chadwick.

De acordo com o site Terra, nas últimas 48 horas houve um aumento significativo da atividade sísmica ao redor do vulcão Copahue, de acordo com o último relatório do Serviço Nacional de Geologia e Mineração. E mais que tudo a evacuação é obrigatória e inicialmente prevista para dois dias.

O corpo técnico que monitora constantemente os principais vulcões do país também advertiu para o possível risco da erupção atingir um raio de 15 quilômetros. Segundo o relatório, até o momento não há registro histórico de erupções com emissão de lava, embora no último século várias reações explosivas provocaram emissões de cinzas.

Também devido a um aumento na atividade sísmica, em dezembro do ano passado, as autoridades chilenas decretaram “alerta vermelho” (máximo) para o vulcão Copahue.

Redação O POVO Online

TAGS