PUBLICIDADE
Notícias

Chaleira parecida com Hitler provoca polêmica na Califórnia

As fotos da chaleira projetada por Michael Graves para a loja JC Penney se tornaram virais. O produto alcançou na quinta-feira 245,90 dólares na internet

08:31 | 31/05/2013
NULL
NULL

Um simples recipiente de aço inoxidável para esquentar água provocou uma polêmica nos Estados Unidos, quando alguns usuários de redes sociais disseram que lembrava Adolf Hitler, esgotando seu estoque on-line e fazendo seu preço disparar no site de leilões eBay.

As fotos da chaleira projetada por Michael Graves para a loja JC Penney se tornaram virais. O produto alcançou na quinta-feira 245,90 dólares na internet.

A chaleira se esgotou on-line mas ainda está disponível nas lojas, e os anúncios de venda do produto nas ruas foram retirados após os protestos.

As fotos que provocaram a confusão apareceram na rede social de notícias Reddit, e apresentavam dois anúncios da chaleira, um em foco e outro borrado, para mostrar as semelhanças entre a chaleira e Hitler fazendo sua infame saudação nazista Sieg Heil.

O prefeito de Culver City, o subúrbio de Los Angeles onde o anúncio publicitário da JC Penney foi colocado, questionou a loja.

"Como judeu, estou ofendido", disse Jeff Cooper em um e-mail ao site de notícias Mother Jones. "Como funcionário eleito, estou enojado de que a cidade que represento esteja relacionada a isso".

A Liga Anti-Difamação (ADL), que luta contra o antissemitismo, disse ao site: "Acreditamos na palavra da JC Penney de que qualquer semelhança com o ditador nazista foi totalmente involuntária".

O anúncio em Culver City foi retirado das ruas, mas a chaleira estava disponível na JC Penney na quinta-feira a 40 dólares.

Contactada pela AFP, a empresa não se pronunciou.

AFP

TAGS