PUBLICIDADE
Notícias

Avião militar norte-americano cai no Quirguistão

10:44 | 03/05/2013
Um avião militar de abastecimento norte-americano caiu nesta sexta-feira no Quirguistão, informou o Ministério de Emergências do país. Não há informações sofre mortos ou feridos.

O país abriga uma base dos Estados Unidos que é usada para o transporte de tropas para o Afeganistão e para os KC-135, aviões tanque que abastecem os aviões no ar.

A aeronave caiu na tarde desta sexta-feira nas proximidades da vila de Chaldovar, cerca de 160 quilômetros a oeste da base aérea Manas, informou o Ministério em comunicado, que identificou o avião como um Boeing 707, avião civil que é a base do KC-135.

O avião se quebrou em três peças quando caiu numa área inabitada, disse Kuralbek Khamaliyev, chefe da região que inclui Chaldovar.

A base norte-americana no Quirguistão, chamada Centro de Trânsito em Manas, disse que não havia recebido informações. A base, que é adjacente ao Aeroporto Internacional de Manas, nas proximidades da capital Quiguiz de Bishkek, foi estabelecida em 2001 para dar apoio à campanha militar internacional no Afeganistão.

A base tem sido alvo de disputa entre os Estados Unidos e o Quirguistão. Em 2009, o governo norte-americano chegou a um acordo com o governo local para o uso da base em troca de US$ 60 milhões por ano.

Mas o contrato termina em junho de 2014 e os Estados Unidos querem manter a base além desta data para ajudar na retirada das tropas do Afeganistão. As informações são da Associated Press.

TAGS