PUBLICIDADE
Notícias

Ataques terroristas no Iraque deixam 7 mortos

09:35 | 28/05/2013
Autoridades iraquianas informaram que a explosão de uma bomba num micro-ônibus e um ataque suicida com um caminhão cheio de explosivos ao norte da capital do país mataram sete pessoas nesta terça-feira. Os dois ataques distintos acontecem no dia seguinte a uma série de ações que deixaram mais de 70 mortos em todo o Iraque.

Um policial disse que a bomba deixada no micro-ônibus matou cinco pessoas e deixou 25 feridas em Sadr City, um bairro de maioria xiita no leste de Bagdá. Outro policial informou que um suicida detonou um caminhão cheio de explosivos após passar por um posto de verificação policial na cidade de Tarmiyah, ao norte da capital, matando um policial e um civil, nove pessoas ficaram feridas.

Dois funcionários da área médica confirmaram o número de vítimas. Todas as fontes falaram em condição de anonimato, porque não têm autorização para divulgar esse tipo de informação.

Mais de 500 pessoas morreram somente em maio

A violência no Iraque matou mais de 500 pessoas em maio, segundo dados da agência France Presse divulgados nesta terça-feira. Um enviado da Organização das Nações Unidas (ONU) pediu aos líderes iraquianos que se reúnam para resolver a longa crise política, que tem ligação com a incapacidade das forças de segurança em reduzir os níveis de violência.

Na segunda-feira, 503 pessoas foram mortas e 1.273 ficaram feridas, o que fez do mês de maio o mais sangrento em pelo menos um ano segundo os dados, que têm como base relatórios de segurança e fontes médicas.

"Mais uma vez, eu peço a todos os líderes iraquianos que façam todo o possível para proteger os civis iraquianos. É responsabilidade deles interromper o derramamento de sangue agora", declarou o enviado da ONU no Iraque, Martin Kobler, em comunicado divulgado nesta terça-feira.

"É responsabilidade dos políticos agir imediatamente para promover um diálogo para resolver o impasse político e não permitir que os terroristas se beneficiem de suas diferenças políticas", afirmou ele. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

TAGS