PUBLICIDADE
Notícias

Unasul afirma alta confiabilidade do sistema eleitoral venezuelano

21:59 | 12/04/2013

CARACAS, Venezuela, 13 Abr 2013 (AFP) - A missão de acompanhamento eleitoral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) garantiu nesta sexta-feira que o sistema eleitoral venezuelano é de "alta confiabilidade" e garante o "sigilo do voto", após uma reunião com os principais candidatos da votação presidencial do próximo domingo.

"O que percebemos é a alta confiabilidade do sistema eleitoral em seus aspectos técnicos, que para nós é o mais significativo", disse o chefe da missão, o argentino Carlos Álvarez, em entrevista coletiva.

Álvarez, que lidera um grupo de 40 inspetores da Unasul, saudou a decisão dos dois principais candidatos à presidência, o 'chavista' Nicolás Maduro e o líder opositor Henrique Capriles, que se comprometeram a reconhecer os resultados eleitorais em documentos.

"Me alegra muito que esteja aqui", disse Maduro ao receber Álvarez no Palácio Presidencial de Miraflores, em Caracas. "A Unasul teve um papel fundamental em todo este processo da nova geometria de relações de poder em toda a América do Sul".

Álvarez também se reuniu com Capriles, que espera que a Unasul "sirva como ponte" e lhe facilite a comunicação com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) durante a votação, revelou Liliana Hernández, chefe de campanha da oposição.

Segundo Álvarez, técnicos contratados pela oposição lhe confirmaram que o sistema eleitoral "é invulnerável e que qualquer falha é absolutamente detectável".
A oposição acusa o CNE de favorecer a campanha de Maduro e de ser indulgente sobre o uso de recursos do Estado na promoção do candidato 'chavista'.

No total, 150 inspetores internacionais acompanharão a eleição na Venezuela.

AFP

TAGS