PUBLICIDADE
Notícias

Terremoto de 6,8 graus de magnitude abala Papua Nova Guiné

O abalo sísmico ocorreu a apenas oito quilômetros de profundidade e a 19 km ao leste da pequena cidade de Aitape, na costa norte do país

21:14 | 16/04/2013
NULL
NULL

Um forte terremoto de 6,8 graus de magnitude foi registrado em Papua Nova Guiné, nesta quarta-feira (hora local), informou o US Geological Survey, alertando que pode haver danos significativos.

O abalo sísmico ocorreu a apenas oito quilômetros de profundidade e a 19 km ao leste da pequena cidade de Aitape, na costa norte do país, às 8h55 hora local (19h55 horário de Brasília). Aitape tem cerca de 8.000 habitantes.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico não emitiu alarme, mas advertiu que terremotos dessa magnitude podem provocar tsunamis em uma área de até 100 quilômetros do epicentro.

[SAIBAMAIS 1]

"As autoridades na região deveriam ficar alertas para essa possibilidade e tomar a ação apropriada", declarou a instituição.

Já de acordo com o Geoscience Australia, o terremoto foi registrado a uma profundidade de 20 quilômetros e a 30 quilômetros de Aitape. Pelo menos 60 mil pessoas estariam na zona de exposição.

"Isso incluiria vilarejos locais afastados", disse o sismologista Steve Tatham à AFP.
"Até este momento, não ouvimos nada sobre o efeito, mas é muito intenso e teria havido um alto nível de tremor. Há a possibilidade de dano considerável. Certamente poderia ter derrubado prédios", acrescentou.

 

AFP

TAGS