PUBLICIDADE
Notícias

Rainha Beatrix abdica e Willem-Alexander é o rei da Holanda

Eles são os primeiros herdeiros europeus que assumem o trono no século XXI

06:10 | 30/04/2013
NULL
NULL
Willem-Alexander e sua esposa Máxima, de origem argentina, se tornaram reis da Holanda após a abdicação da rainha Beatrix, na primeira mudança monárquica do século XXI na Europa.
"Eu, a rainha Beatrix, abdico em favor de meu filho Willem-Alexander", afirma o documento assinado no Palácio Real de Amsterdã (Dam).
"Querida mãe. Hoje abdica após 33 anos no trono, aos quais te agradecemos por tudo que fez. Em nome da rainha, eu agradeço por todo o apoio prestado à coroa", disse o novo rei Willem-Alexander, de 46 anos, em tom solene, mas muito emocionado, ao saudar a multidão na varanda do Palácio.
A praça Dam recebeu 25.000 pessoas, vestidas de laranja, como corresponde à Casa de Orange, segundo a polícia.
O rei apareceu ao lado da mãe, que não conseguiu conter as lágrimas, e da rainha Máxima. Também estavam presentes a filha mais velha do casal, Amalia, de nove anos, que passou a ser chamada de Princesa de Orange, título da herdeira, e das pequenas princesas Alexia e Ariane. A mãe e as meninas usavam vestidos da marca belga Natan. "Obrigado Bea", afirmaram aos gritos os holandeses. "Estamos aqui desde cedo", afirmou Edith, de 22 anos.
[SAIBAMAIS 1]
"Willem-Alexander estará acima dos partidarismos e será sensível às necessidades atuais. Para isto precisa do apoio de seu povo", afirmou na segunda-feira em um discurso Beatrix, de 75 anos, que voltou a ser princesa da Holanda.
Willem-Alexander é o primeiro homem a assumir o trono da Holanda nos últimos 123 anos e, ao lado da esposa, formará o casal real mais jovem das monarquias ocidentais.
"Neste momento, a monarquia pode estimular o respeito à democracia e estimular a coesão e integração social", destacou a agora princesa Beatrix.
Tomada pela cor laranja, Amsterdã está em festa.
Mais de 800.000 pessoas lotaram os canais e praças da cidade para o evento, que tem um custo de 11 milhões de euros, segundo a prefeitura. Mais de 10.000 policiais foram mobilizados.
A cerimônia oficial de entronização de Willem-Alexander acontecerá na medieval Nieuwe Kerk (Igreja Nova), repleta de flores, como corresponde na Holanda, onde são símbolo nacional.
Na mesma Igreja, o primogênito da rainha se casou com Máxima Zorreguieta, há 11 anos.
O novo rei deve jurar ante os povos do Reino "observar e respeitar sempre o Estatuto do Reino e a Constituição".
Depois do juramento, será oficialmente investido Rei pelo país e os Estados caribenho de Aruba, Curaçao e Sint Maarten, antigas colônias da Holanda.
Como na Holanda não há coroação, e sim investidura, o rei nunca usa a coroa na cabeça, explicou a Casa Real holandesa.
AFP

TAGS