PUBLICIDADE
Notícias

Papa homenageia 50 anos da encíclica de João XXIII pela paz

A encíclica tornou-se uma referência para a Santa Sé, promotora da paz e do diálogo nas relações internacionais

17:40 | 11/04/2013
NULL
NULL

O papa Francisco prestou homenagem nesta quinta-feira, 11, aos 50 anos da encíclica "Pacem in Terris" (Paz na Terra) de João XXIII, publicada seis meses depois da crise de mísseis em Cuba que levou o planeta à beira de uma guerra nuclear.

Dois meses antes de sua morte, em 11 de abril de 1963, João XXIII apresentou uma das encíclicas mais importantes do século XX, a primeira dirigida não só aos católicos e religiosos em todo o mundo, mas a "todos os homens de boa vontade", uma mensagem de respeito e tolerância.

"Que este aniversário seja um incentivo ao compromisso de promover a reconciliação e a paz", declarou o papa ao lembrar o legado do "Papa Bom", que na década de 60 pronunciou uma histórica mensagem via rádio para exortar os líderes das duas grandes potências da época, Nikita Khrushchev, da ex-União Soviética, e o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, a evitarem um holocausto nuclear.

A crise desencadeada pela instalação de mísseis nucleares em Cuba coincidiu com a abertura em outubro de 1962 do Concílio Vaticano II, a grande assembleia da Igreja, cujas prioridades foram a busca por novas formas de relacionamento entra a Igreja e o mundo moderno e profundas mudanças.

No testamento espiritual de João XXIII, cujo estilo humilde e amigável lembram muito o de Francisco, o líder da Igreja Católica durante parte dos anos da Guerra Fria condenou a guerra como um instrumento de justiça e expressou sua crença de que a paz não é uma utopia.

A encíclica tornou-se uma referência para a Santa Sé, promotora da paz e do diálogo nas relações internacionais. Os mesmos princípios que o novo papa, eleito em março, defende, tal como pediu em sua primeira mensagem de Páscoa na Praça de São Pedro.

AFP

TAGS