PUBLICIDADE
Notícias

Novo dia de votações na Itália para presidente

08:54 | 20/04/2013
ROMA, 20 Abr 2013 (AFP) - Os grandes eleitores italianos se preparam neste sábado, 20,  para iniciar no Parlamento a quinta rodada de votações para a eleição do presidente da República, embora os dois maiores grupos políticos tenham anunciado que votarão em branco após o caos provocado pelas graves derrotas sofridas pelos candidatos apresentados pela esquerda.

O Partido Democrático (PD) de Pier Luigi Bersani decidiu votar em branco depois que seu segundo candidato, o ex-primeiro-ministro Romano Prodi, não conseguiu ser eleito na sexta-feira pela retirada secreta do apoio de 101 parlamentares de seu partido. Os parlamentares de direita do Povo da Liberdade (PdL) de Silvio Berlusconi também decidiram votar em branco.

A decisão dos dois maiores partidos permite abrir uma fase de negociações de quatro horas entre as forças políticas para tentar acalmar o clima muito tenso diante da dura derrota da esquerda, vencedora parcial das eleições legislativas do fim de fevereiro, mas incapaz de apresentar um candidato que alcance um consenso.

O próximo chefe de Estado, que deverá substituir Giorgio Napolitano, cujo mandato termina em 15 de maio, terá a cargo a difícil tarefa de traçar uma saída para a paralisia e para a confusão que afundaram a Itália após as eleições legislativas realizadas há 50 dias, já que até o momento nenhum partido conseguiu formar uma aliança de governo.

O rebelde Movimento 5 Estrelas, do comediante antissistema Beppe Grillo, segue apoiando o renomado jurista Stefano Rodotá, especialista em direito constitucional.Nas votações que começaram na quinta-feira para substituir o ex-comunista Giorgio Napolitano, de 87 anos, têm direito a se pronunciar 319 senadores, 630 deputados e 58 delegados regionais por um total de 1007 eleitores.

A partir da quarta rodada são necessários 504 votos para a escolha de um presidente.
AFP

TAGS