PUBLICIDADE
Notícias

Morre o escritor, economista e humanista espanhol José Luis Sampedro

07:36 | 09/04/2013
O escritor, economista e humanista espanhol José Luis Sampedro, autor de "O Sorriso Etrusco" e referência intelectual para o movimento de protesto social 'os indignados', faleceu aos 96 anos.

A informação foi divulgada pela editora Random House Mondadori, pela qual Sampedro, defensor de uma economia "mais humana e mais solidária", publicou suas últimas obras.

A viúva, Olga Lucas, disse que o escritor faleceu na madrugada de segunda-feira e foi cremado nesta terça-feira.

"Ele pediu para morrer sem publicidade. Quero que recordem de sua vitalidade, sua dignidade e seu espírito de luta", disse a viúva.

Nascido em Barcelona em 1917, Sampedro era também professor, ex-senador e membro da Real Academia Espanhola desde 1990.

Entre seus livros de maior destaque estão "O Sorriso Etrusco" (1985), "La vieja sirena" (1990), "Escribir es vivir" (2003) e "La ciencia y la vida" (2008).

Apesar da idade avançada, o escritor e economista virou nos últimos anos uma referência intelectual do movimento de protesto conhecido como 'os indignados' por sua defesa de uma economia "mais humana e mais solidária".

Em 2011 recebeu o Prêmio Nacional das Letras Espanholas, um reconhecimento à contribuição de sua obra para a literatura espanhola atual.
AFP

TAGS