PUBLICIDADE
Notícias

Maduro propõe acordo para reconhecer resultados na Venezuela

00:07 | 09/04/2013
O candidato do governo e presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs nesta segunda-feira que os candidatos à presidência nas eleições do próximo domingo firmem um acordo sobre o reconhecimento dos resultados da votação.

"Proponho que se assine amanhã (terça-feira) um documento no qual todos os candidatos e candidatas se comprometam a reconhecer os resultados eleitorais de 14 de abril", disse Maduro durante um comício no estado de Monagas.

"Façam um documento, eu assino, que seja o poder eleitoral como reitor deste processo. Eu me comprometo a reconhecer os resultados eleitorais em paz, o que quero para minha pátria é paz", assinalou Maduro, que assumiu a presidência interina após a morte de Hugo Chávez, no dia 5 de março.

Maduro, designado por Chávez seu herdeiro político, tem afirmado que a oposição planeja ignorar os resultados das eleições presidenciais para criar um clima de violência no país.

"Se a burguesia vencer as eleições, eu reconheço, mas também devem reconhecer a vitória do povo de Chávez no 14 de abril", disse Maduro nesta segunda-feira, desafiando o candidato da oposição Henrique Capriles.

Na noite desta segunda-feira, a presidente do Centro Nacional Eleitoral (CNE), Tibisay Lucena, convidou os candidatos a firmar na terça um compromisso de reconhecimento dos resultados do próximo domingo.

"Propomos a todos os diretores (de campanha), às candidatas e aos candidatos que amanhã, terça-feira, às três da tarde firmem um compromisso sobre o respeito aos resultados eleitorais", disse Lucena à imprensa.

Na eleição presidencial de outubro passado, que Capriles perdeu por 11 pontos de diferença para Chávez, os candidatos firmaram um acordo redigido pelo CNE se comprometendo a reconhecer os resultados, atuar dentro da lei e propiciar um clima de respeito para se evitar atos de violência.

Além de Maduro e Capriles, outros cinco candidatos concorrerão nas eleições de domingo.
AFP

TAGS