PUBLICIDADE
Notícias

Iraquianos vão às urnas tendo a violência como pano de fundo

09:10 | 20/04/2013

BAGDã, 20 Abr 2013 (AFP) - Os 13,8 milhões de iraquianos com direito a voto começaram neste sábado, 20, a votar para renovar os parlamentos provinciais nas primeiras eleições desde a saída das tropas americanas do país, no fim de 2011, após uma campanha marcada pelo aumento da violência.

As eleições serão, na realidade, um termômetro para o primeiro-ministro, o xiita Nuri al-Maliki, com problemas com seus sócios de coalizão e com a minoria sunita, diante das legislativas previstas para o próximo ano. Tanto diplomatas quanto observadores emitiram suas reservas sobre a credibilidade desta eleição, já que apenas 12 das 18 províncias participam delas.

No norte, as três províncias da região autônoma do Curdistão dispõem de um calendário eleitoral diferente e em Kirkuk um contencioso entre diferentes comunidades impede a celebração destas eleições.

Além disso, diante da instabilidade que reina em Bagdá, a capital decidiu adiar as eleições em Al-Anbar (oeste) e Nínive (norte), duas províncias de maioria sunita onde ocorrem muitas das manifestações antigovernamentais há quatro meses.

A campanha, assim como os primeiros meses do ano, foram marcados por um forte aumento da violência. Quatorze candidatos foram assassinados desde o início deste ano e os atentados se multiplicaram. Mais de 100 pessoas perderam a vida ao longo da semana passada em atentados, entre eles um contra um café em um bairro sunita do oeste de Bagdá.
Na manhã deste sábado ocorreram novos incidentes.

Duas pessoas ficaram feridas por tiros de morteiro perto de um colégio eleitoral no sul de Bagdá, e uma bomba explodiu na província de Babilônia, perto da casa de um membro das forças de segurança, sem deixar feridos.

"Não tem volta"
Em uma tentativa de tranquilizar os iraquianos, Nuri Al-Maliki explicou para "aqueles que tremem pelo futuro do Iraque e temem um retorno da violência e da ditadura que as cédulas de votação são a arma que nos permitirá lutar.

"Não tem volta", prometeu na rede pública de televisão Iraquiya depois de votar. As forças de segurança reforçaram os controles e todas as forças a serviço dos ministérios de Interior e Defesa foram mobilizadas, segundo Saad Maan, porta-voz do primeiro.

Apenas os veículos que contam com permissão especial podem circular e os arredores dos colégios eleitorais estão protegidos com alambrados. Os colégios eleitorais abriram às 07h00 (01h00 de Brasília) e funcionam até as 17h00 (11h00 de Brasília). No total, 8.000 candidatos aspiram aos 378 assentos em jogo.

Estas eleições são fundamentais no sistema federal iraquiano. As assembleias provinciais se encarregam de designar o governador responsável por dirigir a administração provincial, as finanças e os esforços de reconstrução.

 

AFP

TAGS