PUBLICIDADE
Notícias

Cerimônia fúnebre de Thatcher transcorre sem grandes incidentes

Houve apenas um mal-estar durante a cerimônia quando um pequeno número de pessoas virou as costas e vaiou a passagem do caixão

13:46 | 17/04/2013
NULL
NULL
Mais de 2 mil pessoas acompanharam a cerimônia fúnebre da ex-primeira-ministra Margareth Thatcher, 87 anos, na Catedral de Saint Paul, em Londres. Apesar das ameaças de protestos, a cerimônia ocorreu sem incidentes. A cerimônia de cremação, fechada ao público, está marcada para as 17h (por volta das 13h em Brasília).

Houve apenas um mal-estar durante a cerimônia quando um pequeno número de pessoas virou as costas e vaiou a passagem do caixão, como forma de desagravo à polêmica causada pela atuação da ex-primeira-ministra. Fora do poder há mais de uma década, Thatcher ainda divide opiniões no Reino Unido e no mundo.

Durante sua gestão, Thatcher comandou ações políticas, como o fechamento de minas de carvão e a guerra das Ilhas Malvinas (chamadas de Falklands pelos ingleses). Mais de 4 mil policiais fizeram a segurança do evento. A ex-primeira-ministra ficou no cargo por 11 anos (1979-1990), participando diretamente de várias decisões emblemáticas do Reino Unido.

O governo britânico reforçou o sistema de segurança, em Londres, para a cerimônia fúnebre. Nas últimas 24 horas, policiais patrulharam as ruas com cães farejadores para detectar explosivos. Thatcher morreu no último dia 8 em decorrência de acidente vascular cerebral (AVC), mas já apresentava uma série de problemas de saúde.
Agência Brasil

TAGS