PUBLICIDADE
Notícias

A contagem manual de votos é impossível na Venezuela

Capriles exige a recontagem de 100% dos votos emitidos, o que implicaria a abertura de todas as urnas eletrônicas que contêm os comprovantes físicos

15:00 | 17/04/2013
NULL
NULL

O Supremo Tribunal da Justiça (TSJ) de Venezuela anunciou nesta quarta-feira, 17, que não existe no país a contagem manual de votos, como solicita o opositor Henrique Capriles em relação aos resultados das eleições presidenciais que deram vitória a Nicolás Maduro, porque o sistema eleitoral venezuelano é automatizado.

"Na Venezuela, desde a Constituição de 1999, foi eliminada a forma manual dos processos eleitorais. Na Venezuela, o sistema eleitoral é absolutamente sistematizado, de modo que a contagem manual não existe", afirmou a presidente do TSJ, Luisa Estela Morales, falando à imprensa.

Morales afirmou que "se enganam aquelas pessoas que acreditam que essa contagem possa ser feita", o que "incentiva que se comece uma luta de rua sem fim".

"Eles insistem em uma contagem manual, e os sistemas não são auditados através de cédulas", com exceção dos 50% dos votos, acrescentou.

Capriles exige a recontagem de 100% dos votos emitidos, o que implicaria a abertura de todas as urnas eletrônicas que contêm os comprovantes físicos dos votos transmitidos ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

Os resultados do CNE deram a Maduro a vitória com 50,8% dos votos, frente aos 49% para Capriles.

AFP

TAGS