PUBLICIDADE
Notícias

Rei da Espanha deixa hospital após sétima operação

Vestido com uma camisa azul sem gravata, o monarca de 75 anos, com uma expressão relaxada, deixou no início da tarde a clínica de Madri na qual havia sido operado no domingo

11:20 | 09/03/2013
NULL
NULL

O rei Juan Carlos I da Espanha, operado na semana passada por uma hérnia de disco, sua sétima cirurgia em menos de três anos, saiu neste sábado, 9, do hospital para prosseguir em sua residência com uma recuperação que deve durar meses.

Vestido com uma camisa azul sem gravata, o monarca de 75 anos, com uma expressão relaxada, deixou no início da tarde a clínica de Madri na qual havia sido operado no domingo.

Sentado em um veículo cinza com a janela abaixada, o rei saudou os jornalistas que o aguardavam na saída.
"Graças a Deus estou muito bem, as minhas costas não doem", afirmou.
Pouco antes, o gerente da clínica, Gaspar Palet, anunciou que o monarca havia "cumprido de forma satisfatória todo o processo pós-operatório, razão pela qual existiam as circunstâncias para conceder na data de hoje a alta hospitalar".

Juan Carlos foi operado de uma antiga hérnia de disco, que havia se agravado nos últimos meses, e de um estreitamento do canal onde se encontram a medula espinhal e as raízes nervosas, que provoca dor lombar e nas pernas.

Após a cirurgia, o neurocirurgião que o operou, Manuel de la Torre, havia estimado que o rei precisará "de dois a seis meses para uma recuperação completa", após a qual não precisará voltar a utilizar as muletas que se tornaram comuns em suas últimas aparições públicas.

A piora da saúde do monarca, operado em sete ocasiões desde maio de 2010, provoca inquietação e coincide com uma deterioração da imagem da monarquia espanhola - atingida por polêmicas e por um escândalo de corrupção que envolve o genro do rei - entre uma população asfixiada pelo desemprego e pelas políticas de austeridade.

ABR

TAGS