PUBLICIDADE
Notícias

Rainha Elizabeth II é hospitalizada por uma gastroenterite

16:54 | 03/03/2013
NULL
NULL

A rainha da Inglaterra, Elizabeth II, foi hospitalizada neste domingo, 3, por causa de uma gastroenterite e toda a agenda da soberana de 86 anos para a próxima semana, incluindo uma visita a Roma, foi cancelada.

"A rainha foi internada no hospital Edward VII, em Londres, depois de sofrer os sintomas de uma gastroenterite. Como medida de precaução, todos os compromissos oficiais da semana foram adiados ou cancelados", anunciou um porta-voz do palácio de Buckingham.

A rainha foi levada ao hospital em seu veículo particular e não em uma ambulância, e está bem, acrescentou o Palácio.

Ainda assim, "todos os compromissos oficiais da semana foram cancelados", segundo a mesma fonte.

A rainha é conhecida por sua saúde de ferro e sua devoção pelo dever, a ponto de muito raramente cancelar compromissos.

No entanto, Elizabeth II se sentiu indisposta na sexta-feira e, no sábado, teve de cancelar sua participação em uma cerimônia militar na cidade de Swansea em homenagem ao Dia de São David, feriado em Gales.

A gastroenterite, uma infecção estomacal e dos intestinos, geralmente provoca vômitos e diarreias, que podem levar a um quadro de desidratação.

A rainha e seu marido, o duque de Edimburgo, deveriam viajar à Roma a convite da presidência italiana, que imediatamente lamentou os "exames médicos" que obrigaram sua Majestade a abrir mão de sua visita ao presidente Napolitano antes do fim de seu mandato, em meados de maio.

Esta seria a primeira viagem do casal ao exterior desde outubro de 2011, quando Elizabeth II, acompanhada de seu marido de 91 anos, visitou a Austrália.

Desde então, a rainha multiplicou suas visitas no Reino Unido e em 2012 participou ativamente de vários compromissos relacionados a seu jubileu de diamante, por ocasião dos 60 anos de reinado.

Sexta-feira, o Palácio de Buckingham anunciou que a rainha descansaria no castelo de Windsor, oeste de Londres, onde geralmente passa o fim de semana.

A última hospitalização da soberana foi há dez anos, quando teve o joelho operado.

Se o seu reinado se estender para além de 2015, Elizabeth II superará a rainha Victoria, que detém o recorde de longevidade no poder. Sua mãe, morreu aos 101 anos em 2002.
                                                                                                               AFP

TAGS