PUBLICIDADE
Notícias

Rainha Elizabeth II deixa o hospital após 24h de internação

Esta é a primeira hospitalização de Elizabeth II desde 2003, quando ela passou por uma cirurgia no joelho

16:54 | 04/03/2013
NULL
NULL

LONDRES, 04 Mar 2013 (AFP) - Sorridente, a rainha Elizabeth II, de 86 anos, deixou nesta segunda-feira à tarde o hospital King Edward VII em Londres, onde foi internada no domingo com um quadro de gastroenterite, a primeira hospitalização da soberana em dez anos.

Vestida com um casaco vermelho, a rainha deixou à pé o estabelecimento londrino às 14H45 (11h45 no horário de Brasília), apertou as mãos dos funcionários e entrou no carro que a esperava em frente ao hospital.

O Bentley, escoltado por batedores, se distanciou da vista das dezenas de fotógrafos e cinegrafistas, muitos dos quais passaram a noite em frente ao estabelecimento.

Conhecida por sua saúde de ferro e energia, a rainha foi internada no domingo à tarde "por precaução" devido aos "sintomas de gastroenterite", havia indicado o Palácio de Buckingham.

Esta é a primeira hospitalização de Elizabeth II desde 2003, quando ela passou por uma cirurgia no joelho, obrigou a soberana britânica a cancelar ou adiar todos os compromissos oficiais desta semana.

"Veremos o que está programado para a próxima semana", disse um porta-voz do palácio.
A rainha e seu marido, o duque de Edimburgo, deveriam viajar à Roma a convite da presidência italiana, que imediatamente lamentou os "exames médicos" que obrigaram sua Majestade a abrir mão de sua visita ao presidente Napolitano antes do fim de seu mandato, em meados de maio.

Esta seria a primeira viagem do casal ao exterior desde outubro de 2011, quando Elizabeth II, acompanhada de seu marido de 91 anos, visitou a Austrália.

O palácio de Buckingham não forneceu informações detalhadas sobre o tratamento, se contentando a reiterar que a Rainha está bem e que, com exceção da gastroenterite, goza de boa saúde.

As pessoas que padecem de gastroenterite, uma infecção do estômago e dos intestinos, sofrem vômitos, diarreias e têm a tendência - sobretudo as mais idosas - de desidratação.

É provável que os médicos tenham decidido por um tratamento por via intravenosa, destacaram os especialistas ouvidos pela imprensa britânica.

"Apesar da Rainha precisar ir ao hospital pela primeira vez em dez anos, ela insistiu para que não criássemos história sobre o caso" ressaltou o Daily Mail. Ela pediu ainda para não receber visitas durante sua internação.

"Sua devoção ao seu trabalho é tanta que ela raramente permite que algo pequeno como uma indisposição atrapalhe os seus compromissos", lembrou o Sun.

O hospital King Edward VII, onde o membros da família real são geralmente tratados, recebeu Kate, a esposa do príncipe William, no início de dezembro por causa de náuseas relacionadas a sua gravidez.

Já o príncipe Philip, que completará 92 anos em junho, precisou ser internado em três ocasiões em 2011 por problemas cardíacos e por uma infecção urinária.

Se o seu reinado se estender para além de 2015, Elizabeth II superará a rainha Victoria, que detém o recorde de longevidade no poder.

TAGS