PUBLICIDADE
Notícias

Prisão preventiva para acusado de ataque contra diretor do Bolshoi

Pavel Dimitrichenko informou que não apelaria da decisão que determinou a prisão preventiva até 18 de abril

07:30 | 07/03/2013
NULL
NULL

O bailarino Pavel Dimitrichenko foi colocado em prisão preventiva nesta quinta-feira, 7, depois de confessar que planejou o ataque com ácido, em janeiro, contra o diretor artístico do teatro Bolshoi, Serguei Filin.

A juíza Marina Orlova atendeu o pedido dos investigadores, que solicitaram ao tribunal a prisão do solista, detido na terça-feira, 5.
A defesa pediu a libertação sob fiança de 500.000 rublos (12.500 euros).

Pavel Dimitrichenko informou que não apelaria da decisão que determinou a prisão preventiva até 18 de abril.
"Entendo que o tribunal não tomaria outra decisão", afirmou o bailarino, que compareceu ao tribunal ao lado de dois supostos cúmplices: Yuri Zarutski, que seria o autor material da agressão, e o motorista que o levou ao local do crime.

A polícia considera que o caso está elucidado.
"Todos os suspeitos que participaram na agressão foram detidos", afirmou uma fonte policial.
Mas esta não é a opinião do diretor artístico do Bolshoi, afirmou a esposa da vítima.

Filin, que atualmente recebe tratamento médico na Alemanha, "está convencido de que o círculo de pessoas envolvidas no crime é muito mais amplo. Esperamos que as forças de segurança desmascarem todos os envolvidos", declarou a esposa do diretor, Maria Prorvitch, ao jornal Komsomolska¯a Pravda.

A polícia já havia anunciado na quarta-feira que o suposto autor intelectual do crime, Dmitritchenko, assim como o agressor e seu motorista admitiram as respectivas culpas.Um canal de televisão russo exibiu um vídeo da confissão de

Pavel Dmitritchenko filmado pela polícia.
"Eu organizei o ataque, mas não queria chegar tão longe", afirma no vídeo.
Agredido com ácido em 17 de janeiro perto do edifício na qual mora, Filin vinculou imediatamente o ataque a sua atividade profissional. Em uma entrevista ele afirmou que estava "absolutamente seguro" da identidade do agressor, mas não revelou outros detalhes.

Ao ser questionada se Filin suspeitava de Dmitritchenko, a esposa afirmou que "esta era sua ideia".
Mas de acordo com Maria Prorvitch, o diretor não acredita na versão divulgada pela imprensa de que o motivo do crime foi a companheira de Pavel Dmitritchenko, a bailarina Angelina Vorontsova, preterida por Filin para o papel principal em uma encenação de O Lago dos Cisnes.

"Serguei acredita que os motivos do crime são outros. A jovem é um pretexto, mas com certeza não é a razão principal", declarou.
O agressor que jogou ácido sulfúrico no rosto de Filin recebeu 50.000 rublos (1.630 dólares), segundo a polícia.

O suposto agressor, Yuri Zarutski, de 35 anos, que segundo a imprensa tem antecedentes penais, também confessou o crime na quarta-feira.
Além de Zarutski, o motorista que o levou ao local do crime também admitiu culpa.

No caso de um indiciamento por atentado grave contra a saúde de Filin, que sofreu queimaduras de terceiro grau, eles podem ser condenados a até 12 anos de prisão.

AFP

TAGS