PUBLICIDADE
Notícias

Papa Francisco deu primeira prova de simplicidade, segundo brasileiro

13:06 | 16/03/2013
Já reconhecido por sua simplicidade, o Papa Francisco deu o primeiro exemplo disso aos cardeais que o elegeram, declarou o arcebispo emérito de São Paulo, Cláudio Hummes, em entrevista publicada neste sábado.

"Como novo Papa, antes de receber a todos nós (cardeais), que estávamos em fila para cumprimentá-lo, ele foi lá no fundo da sala da Capela Sistina onde estava sentado o cardeal Ivan Dias (indiano, de origem portuguesa), doente, que não pode caminhar, sentado numa cadeira", relatou ao jornal O Globo.

O primeiro papa latino-americano "não cumprimentou ninguém antes: foi lá e ficou uns momentos com ele. Foi o seu primeiro gesto", indicou o arcebispo.

Hummes, que segundo Francisco foi quem inspirou a escolha de seu nome, acompanhou o novo chefe da Igreja Católica em sua primeira aparição aos fiéis na quarta-feira.
O cardeal brasileiro insistiu que Francisco deverá encarar a "difícil tarefa" de reformar a Cúria, o que "está sendo pedido por todos".

Precisa de "uma reforma estrutural. Então, começa-se a escolher o pessoal adaptado para as orientações de uma Igreja que o Papa deseja, que seja uma Igreja missionária, mais do diálogo", indicou.

Por sua vez, o cardeal Odilo Scherer ressaltou em sua conta no Twitter a simplicidade do novo Papa.

O "Papa Francisco é jesuíta e está surpreendendo o mundo por sua simplicidade franciscana. Deus o abençoe, ilumine e fortaleça na sua missão", disse Scherer.
vel/cd/mr

TAGS