PUBLICIDADE
Notícias

Onda de frio atinge a Europa e se estende até os EUA

14:50 | 26/03/2013
NULL
NULL

VARSÓVIA, 26 Mar 2013 (AFP) - Uma onda de frio incomum para o fim de março atinge grande parte da Europa e se estende até os Estados Unidos, com temperaturas muito baixas e neve abundante.

Na Polônia, o frio matou 25 pessoas desde o início do mês. Nos últimos dias, a temperatura no noroeste do país chegou a -15ºC durante o dia e -24ºC à noite, provocando a morte de cinco pessoas desde 21 de março, dia que marca o início da primavera no hemisfério Norte.

O sul da Romênia foi coberto por uma camada de neve de quinze centímetros e varrido por fortes ventanias. As escolas permanecem fechadas em três departamentos, enquanto o tráfego foi perturbado em uma dezena de estradas.

Na Sérvia, a onda de frio e fortes nevascas provocaram perturbações no norte do país. Caminhões formaram filas de dezenas de quilômetros na fronteira com a Hungria, que proibiu a circulação de veículos pesados com mais de 7,5 toneladas.

Na Croácia, após novas nevascas nesta segunda-feira, dezenas de acidentes de trânsito foram registrados, principalmente no centro de país, indicou a televisão nacional.

Várias linhas de ferry boats foram interrompidas na terça-feira na região de Split, no centro da costa adriática croata, por causa de ventos fortes.

Na República Checa, o vento levou o telhado de um supermercado em Sternberk (leste). Em Zdar-nad-Sazavou (centro), as paróquias cancelaram a encenação da Paixão de Cristo em um anfiteatro aberto prevista para esta noite.

Em Viena, a temperatura caiu para abaixo de zero. É a primeira vez desde 1958 que a capital austríaca registra um dia tão frio após 20 de março.

Na Bélgica, a neve não dá trégua desde domingo, obrigando os serviços de limpeza a colocar suas máquinas de degelo nas ruas. Com uma temperatura máxima de 2ºC no sábado em Bruxelas, este 23 de março foi o mais frio desde 1873. Domingo, o clássico percurso ciclístico Gand-Wevelgem foi encurtado em 45 km devido às condições climáticas difíceis. Este tempo frio deve persistir até a segunda-feira de Páscoa, segundo os serviços meteorológicos.

Na Irlanda do Norte, milhares de cabeças de gado ficaram presas na neve e um helicóptero da Royal Air Force foi chamado para seu resgate.

Até 10.000 animais, segundo estimativas, incluindo muitas ovelhas, podem estar soterrados pela neve que chega a 5,5 m em algumas partes da província britânica semi-autônoma.

Na Escócia, muito afetada pela onde de frio, mais de 3.000 pessoas passaram a noite sem eletricidade.

As tempestades que atingem o país desde o início da primavera já causaram a morte de várias pessoas. Uma menina de três anos, levada por uma enxurrada, foi atropelada por um caminhão.

Do outro lado do Atlântico, uma tempestade de neve atingiu os Estados Unidos, de Saint-Louis, no Missouri (centro), até a capital federal Washington, no leste.

Quatro dias após a chegada da primavera, os habitantes de muitas regiões do país estão às voltas com os problemas causados pela neve.

TAGS