PUBLICIDADE
Notícias

Novos confrontos entre manifestantes e policiais no Egito

16:52 | 05/03/2013

PORT SAID, Egito, 05 Mar 2013 (AFP) - Policiais e manifestantes entraram em confronto nesta terça-feira, 5, no Cairo e em Port Said, cidade do nordeste do Egito onde seis pessoas morreram domingo à noite.

A tensão se concentrava nos arredores da sede dos serviços de segurança de Port Said, incendiado na véspera e mais uma vez em chamas nesta terça.

Manifestantes voltaram a lançar coquetéis molotov contra os policiais, que responderam com bombas de gás lacrimogêneo.

"Odiamos a polícia, não queremos a sua presença", afirmou Shaban, um manifestante de 25 anos.

Veículos blindados foram distribuídos por toda a cidade, principalmente nas proximidades dos prédios públicos.

Ao longo do dia, boatos indicavam a tomada da cidade pelo exército. Mas a presidência egípcia negou esta informação, informando que " a polícia faz o seu trabalho e o exército apoia em coordenação".

Os confrontos tiveram início no domingo após o anúncio da decisão do ministério do Interior de transferir 39 prisioneiros que esperam julgamento pelo envolvimento nos distúrbios que causaram a morte de 74 torcedores em uma partida de futebol em Port Said, em fevereiro de 2012.

Em janeiro, 21 pessoas já haviam sido condenadas à morte pelo mesmo caso, um veredicto que provocou agitação na cidade com um saldo de 40 mortos.

No Cairo, os confrontos entre manifestantes e policiais aconteceram durante o funeral de um militante morto em janeiro em outro protesto na praça Tahrir. O corpo demorou várias semanas para ser identificado.

Estas tensões ocorrem em um contexto político e social difícil, em um país que enfrenta uma grave crise econômica.

TAGS