PUBLICIDADE
Notícias

Morte de líder jihadista no Mali é confirmada por presidente do Chade

16:32 | 01/03/2013

LIBREVILLE, 01 Mar 2013 (AFP) - As tropas do Chade mataram Abdelhamid Abu Zeid, um dos principais líderes da Al-Qaeda no Magreb Islâmico (AQMI), durante confrontos no maciço de Ifoghas, anunciou o presidente do Chade, Idriss Deby, na noite desta sexta-feira, 1.

"Em 22 de fevereiro perdemos nossos soldados nos maciços de Ifoghas depois de destruir a base dos jihadistas. Esta foi a primeira vez que houve um encontro frente a frente com os jihadistas. Nossos soldados mataram dois líderes jihadistas, entre eles Abu Zeid, e libertaram Tessalit "(extremo nordeste do Mali), declarou Deby ao apresentar as suas condolências após uma homenagem solene aos 26 soldados chadianos mortos no norte do Mali.

Anteriormente, Washington considerou "altamente confiáveis" os relatórios sobre a morte no Mali do argelino Abu Zeid, anunciada pela imprensa argelina enquanto Paris rejeitou qualquer confirmação.

"As informações circulam, eu não posso confirmar porque temos de ir até o fim com a operação", declarou no início do dia o presidente François Hollande em um discurso que evocou a operação militar no Mali, que entrou "provavelmente" em sua fase final, "a mais difícil".

Citando "fontes da segurança", o canal de televisão privado argelino Ennahar TV, anunciou na quinta-feira à noite que Abu Zeid havia sido morto com 40 islamitas no norte do Mali, depois de intensos combates perto de Tigharghar, no santuário da AQIM e dos islâmicos mais radicais do Adrar dos Iforas, perto da fronteira argelina.

TAGS