PUBLICIDADE
Notícias

Missa reúne cardeais no primeiro dia do conclave

Os cardeais podem decidir se uma primeira votação acontecerá ainda nesta terça-feira, mas tudo aponta que não devem chegar a um acordo rápido sobre o novo papa

06:35 | 12/03/2013
NULL
NULL

A missa "Pro Eligendo Pontifice", primeiro ritual do conclave para eleger o 266º papa da história, começou nesta terça-feira às 10H00 locais (6H00 de Brasília), na basílica de São Pedro do Vaticano.

Milhares de fiéis passaram horas na fila do lado de fora do templo para acompanhar a cerimônia solene em latim, presidida pelo decano do colégio cardinalício Angelo Sodano e na qual participam os 115 cardeais eleitores.

Assista a transmissão ao vivo, direto do Vaticano:

[VIDEO1] 

> Veja galeria de fotos do primeiro ritual do conclave 

Os cardeais, vestidos com seus paramentos vermelhos, entraram em procissão no majestoso templo, entoando cantos gregorianos que invocam a ajuda de Deus.

> Confira especial do O POVO sobre a escolha do novo papa

A missa, exibida ao vivo para muitos países pela televisão, reúne autoridades, diplomatas e milhares de fiéis e turistas dos cinco continentes.

Ao chegar ao baldaquino, situado acima do túmulo de São Pedro, os cardeais retiraram a mitra e beijaram o altar, ficando apenas com o barrete púrpura de cardeal.

[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

Às 16H15 (12H15 de Brasília), os "príncipes da Igreja" se reunirão na Capela Paulina para uma oração e depois seguirão em procissão para a Capela Sistina, onde acontecerá a eleição.

A partir deste momento, a única indicação que o resto do mundo terá sobre o que acontece dentro do conclave será a fumaça que sairá da chaminé situada à direita da Basílica de São Pedro.

Os cardeais podem decidir se uma primeira votação acontecerá ainda nesta terça-feira, mas tudo aponta que não devem chegar a um acordo rápido sobre o novo papa.

A eleição do novo líder dos quase 1,2 bilhão de católicos será anunciada com a fumaça branca na chaminé da Capela Sistina.

Leia mais: Conclave mais longo da história durou 54 dias
> Entenda o que é um conclave
> Celestino V, único Papa a renunciar antes de Bento XVI
> Conheça o papel do cardeal camerlengo, o Papa interino
> Cardeal africano pode ser sucessor de Bento XVI

AFP

TAGS