PUBLICIDADE
Notícias

México propõe lei para pôr fim a monopólios nas telecomunicações

O projeto sobre as telecomunicações pretende acabar com o principal monopólio de telefonia no México, de propriedade do magnata Carlos Slim

08:05 | 12/03/2013
NULL
NULL

O governo mexicano apresentou na última segunda-feira, 11, um projeto de lei para uma reforma constitucional que busca acabar com os monopólios nos setores das telecomunicações e que favorece a concorrência na televisão, na telefonia e na Internet de banda larga.

Esta iniciativa de lei tem o objetivo de "impulsionar o crescimento no contexto da concorrência equitativa", disse durante a apresentação da proposta na sede do governo, Gerardo Ruiz Esparza, secretário de Comunicações e Transportes.
O presidente do México, Enrique Peña Nieto, apresentou o projeto de reforma constitucional ao lado da oposição.

A iniciativa é parte do Pacto Pelo México, no qual os principais partidos mexicanos concordaram com uma série de reformas estruturais e sociais consideradas fundamentais para o desenvolvimento do país.

O projeto sobre as telecomunicações pretende acabar com o principal monopólio de telefonia no México, de propriedade do magnata Carlos Slim, o homem mais rico do mundo, assim como com a concentração na televisão aberta e a cabo, setores dominados pela Televisa, que pertence a Emilio Azcárraga.

A empresa Telmex concentra 90% do mercado fixo e a Telcel 70% dos celulares e ambas pertencem a Slim. A Televisa domina 70% da TV aberta e 60% do serviço a cabo.

As duas empresas afirmaram ter recebido bem a notícia e prometeram serviços de maior qualidade e menor preço.

AFP

TAGS