PUBLICIDADE
Notícias

Iraniano chama de heresia comentários de Ahmadinejad sobre Chávez

Janati fazia alusão aos comentários de Ahmadinejad em 6 de março, quando chamou Chávez de mártir e vaticinou que 'ele voltará junto com o virtuoso Jesus e o Homem Perfeito'

12:30 | 15/03/2013
NULL
NULL

Um clérigo iraniano acusou nesta sexta-feira, 15, o presidente Mahmud Ahmadinejad de proferir uma "heresia" ao assegurar em sua homenagem ao falecido presidente venezuelano Hugo Chávez que ele ressuscitará como Jesus Cristo.

"Os comentários sobre a volta de Chávez junto a Cristo foram uma heresia", afirmou aos fieis, em Teerã, o aiatolá Ahmad Janati, chefe do influente Conselho de Guardiães e pertencente à linha radical.

Janati fazia alusão aos comentários de Ahmadinejad em 6 de março, quando chamou Chávez de "mártir" e vaticinou que "ele voltará junto com o virtuoso Jesus e o Homem Perfeito".

O último é uma referência à crença xiita de que o 12º imã, o "Mahdi", desaparecido no século VII, voltará junto com Jesus para salvar o mundo e trazer a paz.

Segundo Janati, o clero iraniano ficou contrariado com os comentários do presidente.
"Acaso a pessoa deve dizer o que primeiro passa pela cabeça? Era melhor que ele (Ahmadinejad) passasse uns dias em um seminário antes de dizer essas cosias", afirmou.

"Chávez era um populista e era antinorte-americano. Sua agenda política era completamente aceitável. Mas não era um muçulmano", assinalou ainda.
O Conselho dos Guardiães se encarrega, entre outras coisas, de supervisionar as eleições e interpretar a Constituição.

AFP

TAGS