PUBLICIDADE
Notícias

Governo venezuelano descarta embalsar corpo de Chávez

21:32 | 15/03/2013
NULL
NULL

CARACAS, 16 Mar 2013 (AFP) - O governo venezuelano descartou "a opção de embalsamar o corpo" do presidente Hugo Chávez, informou nesta sexta-feira, 15, em sua conta do Twitter o ministro de Informação e Comunicação, Ernesto Villegas.

"Ficou descartada a opção de embalsamar o corpo do comandante Chávez após o informe de uma comissão médica russa", escreveu Villegas na rede social. Essa comissão "estabeleceu que para realizar o procedimento, o corpo deveria ser transportado à Rússia por um período de 7 a 8 meses", acrescentou o ministro, horas depois de Chávez ser colocado em um sarcófago no Museu Histórico da Revolução, em um quartel de Caracas.

Na quarta-feira, o presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro, admitiu que seria "bastante difícil" embalsamar Chávez, como havia anunciado o governo dois dias depois da morte do dirigente, no dia 5 de março. Chávez morreu aos 58 anos vítima de um câncer que enfrentava desde meados de 2011.

Segundo o governo venezuelano, a ideia de embalsamar o corpo de Chávez veio de seguidores do falecido dirigente. O corpo de Chávez esteve aberto à visitação na câmara-ardente instalada na Academia Militar de Caracas desde o dia 6 de março e, até a madrugada desta sexta-feira, milhares de seguidores foram se despedir do líder.

Nesta sexta-feira, dez dias após seu falecimento, o corpo foi transportado até o Quartel de La Montaña, no oeste de Caracas, de onde Chávez liderou o fracassado golpe de Estado que desencadeou em 1992 contra o presidente Carlos Andrés Pérez.

O governo adiou na terça-feira o debate no Parlamento para propor uma emenda à Constituição que permita que Chávez descanse no Panteão Nacional, junto ao libertador Simón Bolívar. Segundo a Carta Magna, é preciso esperar 25 anos para que um herói nacional possa ocupar esse ilustre monumento.

AFP

TAGS