PUBLICIDADE
Notícias

Governo da Venezuela marca funeral de Chávez para sexta-feira

Dilma Rousseff viajará a Caracas para participar do velório. A presidente declarou três dias de luto pelo falecimento de Chávez

18:45 | 05/03/2013
NULL
NULL

Atualizada às 13h30min do dia 6/3

O funeral do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que morreu na última terça-feira, 5, vítima de complicações de um câncer, ocorrerá na sexta-feira, 8, segundo a agência estatal de informações Agência Venezuelana de Notícias.

A cerimônia está marcada para as 10h (hora local, 12h30 no horário de Brasília) na Academia Militar da Venezuela, em Caracas.

Brasil declara três dias de luto por Chávez e Dilma irá a Caracas

[FOTO5]

 

 

 

 

 

 

 

A presidente Dilma Rousseff declarou três dias de luto pelo falecimento do presidente venezuelano Hugo Chávez e viajará a Caracas para participar do velório, informou nesta quarta-feira, 6, a Presidência brasileira.

A viagem de Dilma a Caracas está prevista inicialmente para a noite de quinta-feira, informou a assessoria de comunicação da Presidência.

Povo venezuelano se despede de Chávez

[VIDEO2]

Nicolás Maduro assume a presidência da Venezuela e convoca eleições

[FOTO3] 

 

 

 

 

 

 

 

O vice- presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, assume a presidência da Venezuela e convoca eleições "nos próximos 30 dias", afirmou nesta terça-feira, 5, o chanceler Elías Jaua, horas após a morte de Hugo Chávez.

"Agora que se produziu a vacância absoluta, assume o vice-presidente da República como presidente e se convoca eleições nos próximos 30 dias. Estas foram as ordens do comandante presidente Hugo Chávez", disse Jaua à TV estatal Telesur.

Chávez nos pediu para "acompanhar Nicolás Maduro, o companheiro Nicolás Maduro nesta tarefa e vamos fazer isto", destacou o chanceler.

Morre Hugo Chávez, aos 58 anos

[FOTO4] 

 

 

 

 

 

O Presidente venezuelano, Hugo Chávez, morreu nesta terça-feira, 5, ao 58 anos, em Caracas, às 17h55 (horário de Brasília), segundo divulgou o vice-presidente Nicolas Maduro. Chávez lutava contra um câncer, diagnosticado em junho de 2011.

>> Fotogaleria: confira trajetória de Hugo Chávez

"Às 16h25 locais (17h55 de Brasília) de hoje 5 de março, faleceu o comandante presidente Hugo Chávez Frías", disse Maduro, emocionado em pronunciamento ao vivo na TV.

No pronunciamento, Maduro disse que, nas próximas horas, o governo vai informar onde será velado o corpo de Chávez e dará detalhes sobre o sepultamento. Maduro pediu que o povo venezuelano enfrente este momento "com  o amor que Chávez ensinou". O vice-presidente encerrou a fala com a frase: "Viva Hugo Chávez! Viva para Sempre".

Na última segunda-feira, 5, o governo venezuelano anunciou uma piora no estado de saúde do presidente, afirmando que os problemas respiratórios haviam piorado e que ele estava sofrendo de uma nova infecção respiratória "grave"

Chávez completava nesta terça-feira 15 dias do surpreendente retorno ao país, depois de permanecer mais de dois meses em Cuba, onde foi operado em 11 de dezembro pela quarta vez contra um câncer detectado em 2011.

Vice-presidente Maduro anuncia falecimento de Hugo Chávez:

[VIDEO1]

O presidente estava sendo submetido à "sessões de quimioterapia de forte impacto, entre outros tratamentos complementares", destacou Villegas.


Após a cirurgia, Chávez, de 58 anos e no poder desde 1999, sofria com problemas respiratórios, mas o governo garantia que ele continuava no comando do país, desmentindo os boatos de uma possível desestabilização da Venezuela.

Fé em Deus e agradecimentos

[FOTO2] 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os últimos posts de Chávez em sua página da rede social Twitter foram publicados no último dia 18 de fevereiro. Em 140 caracteres, ele agradeceu ao povo venezuelano por sua nova vitória nas eleições. "Gracias a Fidel, a Raúl y a toda Cuba!! Gracias a Venezuela por tanto amor!!!", escreveu.

No mesmo dia, ele também falou de sua fé em Cristo e nos médicos que estavam cuidando de seu câncer. "Sigo aferrado a Cristo y confiado en mis médicos y enfermeras. Hasta la victoria siempre!! Viviremos y venceremos!!!".

Leia mais:

> Chávez provoca divergência entre deputados estaduais no Ceará

> China considera Chávez um grande líder e amigo

> UE recebeu com pesar a notícia da morte de Chávez

> Brasil declara três dias de luto por Chávez e Dilma irá a Caracas

> Governo da Venezuela marca funeral de Chávez para sexta-feira

Veja também:

> Confira a biografia de Hugo Chávez

> Veja imagens de Hugo Chávez com personalidades

> Reveja vídeo: Hugo Chávez discursa após vitória em 2012

> Gestão de Hugo Chávez foi marcada por polêmicas

> Veja frases famosas e polêmicas de Hugo Chávez

Redação O POVO Online

TAGS