PUBLICIDADE
Notícias

Governo da Colômbia e Farc conseguem avanços nas negociações

16:27 | 01/03/2013

HAVANA, 01 Mar 2013 (AFP) - As negociações de paz entre o Governo da Colômbia e a guerrilha das Farc registraram avanços em Havana com um maior consenso sobre os acordos relativos ao processo de desenvolvimento agrário, afirmou nesta sexta-feira o chefe da delegação oficial, Humberto de la Calle.

Os comentários foram feitos no início de um recesso nas negociações que durará até 11 de março.

Segundo La Calle, o consenso em torno dos acordos rurais também faz parte dos propósitos centrais do governo. Ele enfatizou que o diálogo está num momento-chave, durante o qual são esperados resultados.

"Em particular, avançamos na elaboração de programas e instrumentos de recuperação de terras de mãos ilegais e acesso por parte de pequenos agricultores que carecem delas ou as possuem de maneira insuficiente", explicou.

Reiterou, no entanto, que o Exército e a Polícia manterão suas operações contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

A guerrilha convidou infrutiferamente o presidente Santos a aceitar um cessar-fogo bilateral, ao terminar a trégua unilateral de dois meses, em 20 de janeiro passado.

TAGS