PUBLICIDADE
Notícias

Francisco pede paz na Síria e nas duas Coreias

O papa também denunciou o tráfico de pessoas: 'Paz a todo o mundo, ainda tão dividido pela cobiça'

08:30 | 31/03/2013
NULL
NULL

O papa Francisco, que continua provocando entusiasmo entre os católicos, lançou neste domingo de Páscoa, 31, uma mensagem pela paz no mundo, condenando a violência na Síria e as divergências entre as duas Coreias, e denunciou o tráfico de drogas e de pessoas, "a escravidão do século XXI".

Coincidindo com a maior festa do cristianismo e diante de cerca de 250.000 fiéis de todo o mundo reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, o papa latino-americano pediu aos católicos que transformem "a morte em vida, o ódio em amor, a vingança em perdão, a guerra em paz".

Cumprindo com a tradição do domingo de Páscoa, Francisco condenou a partir do balcão da Basílica de São Pedro os grandes conflitos que devastam o mundo, sobretudo no Oriente Médio, África e Ásia.

O Papa evitou mencionar especificamente os problemas da América Latina, sua região, mas condenou muitos dos males que a assolam, entre eles o tráfico de drogas e de pessoas.

"Paz a todo o mundo, ainda tão dividido pela cobiça", clamou o papa após denunciar "a violência ligada ao tráfico de drogas e à exploração injusta dos recursos naturais", assim como o "tráfico de pessoas, a maior escravidão do século XXI", disse.

Petições

O pontífice, que respeitou o texto preparado e falou apenas em italiano, condenou os "que buscam lucros fáceis" e o "egoísmo que ameaça a vida humana e a família".

Também pediu uma solução política "para a amada Síria", onde muitos "refugiados estão esperando ajuda e consolo".

"Quando sangue derramado! E quanta dor ainda será causada, antes que se consiga encontrar uma solução política para a crise?" na Síria, lamentou, ao pedir também a paz para o Oriente Médio, em particular entre israelenses e palestinos, assim como para o Iraque.

Ao falar da Ásia, pediu para que sejam superadas as divergências na península coreana e que "amadureça um renovado espírito de reconciliação".

"Paz a esta Terra nossa. Que Jesus ressuscitado traga consolo aos que são vítimas de calamidades naturais e nos torne custódios responsáveis pela criação", acrescentou, pouco antes de dar a bênção e saudar os fiéis com um "Boa festa de Páscoa!".

ABR

TAGS