PUBLICIDADE
Notícias

EUA pedem exclusão de diplomatas bêbados em negociações da ONU

As discussões anuais sobre quanto gasta o organismo mundial se tornaram cada vez mais tensas à medida que as Nações ocidentais exigem cortes de gastos

07:00 | 05/03/2013
NULL
NULL

Os Estados Unidos pediram na última segunda-feira, 4, que os diplomatas ébrios sejam excluídos das negociações do orçamento das Nações Unidas, após uma série de incidentes envolvendo funcionários bêbados.

"Fazemos a modesta proposta de que as salas de negociação, no futuro, sejam uma zona livre de embriaguez", disse Joseph Torsella, embaixador-adjunto para gestão e reforma dos Estados Unidos ao comitê de orçamento da Assembleia Geral da ONU.

A comissão de orçamento da Assembleia Geral, o Quinto Comitê, mantém intensas negociações no mês de dezembro de cada ano sobre o gasto e as contribuições de cada Estado-membro.

As discussões anuais sobre quanto gasta o organismo mundial se tornaram cada vez mais tensas à medida que as Nações ocidentais exigem cortes de gastos, e com frequência entram pela madrugada para que a votação ocorra antes das férias de fim de ano.

Alguns representantes chegaram a se apresentar nas discussões "caindo de bêbados", afirmou um diplomata que pediu para não ser identificado, destacando que, em alguns casos, se tratava de uma tentativa de entorpecer as negociações.

"Em uma ocasião, o encarregado de registrar as discussões estava tão bêbado que teve que ser substituído", comentou outro diplomata, que também não quis se identificar.

Torsella, sobriamente, pediu a seus colegas maior disciplina e o fim das tentativas de bloquear acordos através da ausência nas negociações.

AFP

TAGS