PUBLICIDADE
Notícias

EUA esperam salvo-conduto para extraditar Ntaganda

13:13 | 20/03/2013
O subsecretário de Estado norte-americano Johnnie Carson comentou nesta quarta-feira que o governo de Ruanda ainda não concedeu salvo-conduto para que os Estados Unidos possam retirar o senhor da guerra congolês Bosco Ntaganda de sua embaixada em Kigali.

Principal diplomata dos EUA para a África, Carson disse a jornalistas durante teleconferência realizada nesta quarta-feira que Washington espera que Ruanda coopere e conceda salvo-conduto para que Ntaganda possa ser extraditado para Haia.

Ntaganda é réu em um processo de genocídio no Tribunal Penal Internacional (TPI). Na segunda-feira, Ntaganda entregou-se na Embaixada dos EUA em Kigali e teria pedido para ser extraditado e responder a julgamento.

Carson disse considerar importante que o trajeto entre a embaixada e o aeroporto de Kigali não seja "de nenhuma forma inibido". Ele também manifestou a expectativa de que agentes do TPI a caminho de Ruanda possam entrar em Ruanda para consumar a extradição. As informações são da Associated Press.

TAGS