PUBLICIDADE
Notícias

Eleição em Bangcoc é marcada por disputa nacional

16:40 | 02/03/2013
Os eleitores de Bangcoc vão às urnas neste domingo para eleger o prefeito da cidade, em uma eleição ofuscada por um conflito político que divide a Tailândia nos últimos oito anos. A votação é a primeira desde 2010, quando a cidade, de 10 milhões de habitantes, foi paralisada por nove semanas de protestos contrários ao governo que deixaram pelo menos 90 pessoas mortas e 1,7 mil feridos.

A capital é um dos poucos locais onde o Partido Democrático é mais forte que o Pheu Thai, da primeira-ministra Yingluck Shinawatra, em função dos eleitores de classe média. Os democratas governam a cidade há noves anos, mas agora se veem em uma disputa apertada com o Pheu Thai, que pode determinar a relevância do partido no cenário nacional.

O democrata Sukhumbhand Paribatra disputa seu segundo mandato, após ter renunciado em janeiro para poder se dedicar à campanha, e enfrenta o carismático Pongsapat Pongcharoen. Diferentemente das outras 76 províncias da Tailândia, Bangcoc é uma zona administrativa especial e o prefeito é eleito diretamente para um mandato de quatro anos. Mais de 4,3 milhões de pessoas poderão votar neste domingo. As informações são da Associated Press.

TAGS