PUBLICIDADE
Notícias

Dois lados do conflito sírio utilizam crianças na linha de frente

Estas crianças "correm perigo constante de desnutrição, doenças, trauma", acrescenta esta ONG baseada na Grã-Bretanha

10:30 | 13/03/2013
NULL
NULL

Os dois grupos que se enfrentam no conflito sírio utilizam cada vez mais as crianças na linha de frente e não hesitam em utilizá-las como soldados e inclusive como escudos humanos, denunciou nesta quarta-feira, 13, uma organização de defesa dos Direitos Humanos.

"Dois milhões de crianças presas na Síria são as vítimas inocentes" de um conflito sangrento, lamenta a Save The Children em um relatório publicado no momento em que são completados dois anos de guerra na Síria.

Estas crianças "correm perigo constante de desnutrição, doenças, trauma", acrescenta esta ONG baseada na Grã-Bretanha.
"Cada vez ficam mais em perigo quando são recrutadas pelos grupos armados e pelas forças" governamentais. As duas partes do conflito tendem a recrutá-las "como mensageiros, guardas, informantes ou combatentes", disse.

"Para muitas crianças e suas famílias, isso é motivo de orgulho. Mas algumas crianças são recrutadas à força em operações militares e algumas de apenas 8 anos foram utilizadas como escudos humanos", acrescentou a ONG.

Milhares de crianças sofrem desnutrição e milhares precisaram fugir de suas casas, o que levou milhares delas a viver em fazendas, parques e inclusive em cavernas.

A ONG fez um chamado às partes do conflito para autorizar o acesso às zonas em guerra e aos governos dos países estrangeiros para que mantenham suas promessas de doar 1,5 bilhão de dólares de ajuda humanitária.

AFP

TAGS