PUBLICIDADE
Notícias

Decano dos cardeais pede colaboração e unidade da Igreja

"Todos nós temos que colaborar para edificar a unidade da Igreja", afirmou durante a homilia

07:47 | 12/03/2013
NULL
NULL

Os cardeais foram incentivados nesta terça-feira a "colaborar para edificar a unidade da Igreja" e a "cooperar com o sucessor de Pedro" durante a missa solene celebrada na basílica de São Pedro antes do conclave para a eleição do sucessor de Bento XVI.

A convocação foi feita pelo cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio Cardinalício, durante a missa "Pro Eligendo Pontifice", durante a qual ele recordou "o luminoso pontificado" de Bento XVI, o que gerou muitos aplausos na basílica.

"Todos nós temos que colaborar para edificar a unidade da Igreja", afirmou durante a homilia.

"Estamos convocados a cooperar com o Sucessor de Pedro, fundamento visível de tal unidade eclesiástica", afirmou o influente cardeal em seu discurso, tal como correspondeu, há oito anos, ao então cardeal Joseph Ratzinger, antes de virar Bento XVI.

"Eu os exorto a comportar-se de maneira digna, com toda humildade, mansidão e paciência, suportando-se reciprocamente com amor, tentando conservar a unidade do espírito por meio do vínculo da paz", disse Sodano, em referência à carta do apóstolo Paulo aos Efésios.

"Queremos agradecer ao Pai que está nos Céus a amorosa assistência que sempre reserva a sua Santa Igreja e, em particular, pelo luminoso pontificado que nos concedeu com a vida e as obras do 265º sucessor de Pedro, o amado e venerado pontífice Bento XVI, ao qual neste momento renovamos toda nossa gratidão", afirmou o cardeal.

"Queremos implorar ao Senhor que, através da solicitude pastoral dos pais cardeais, queira em breve conceder outro Bom Pastor a sua Santa Igreja", completou.

A missa é o primeiro ato de uma eleição que está sendo acompanhada por vários meios de comunicado diretamente da basílica.

Todos os cardeais presentes em Roma, eleitores ou não, participam na cerimônia, uma das mais intensas dos últimos anos.
AFP

TAGS