PUBLICIDADE
Notícias

Cientistas usam iPhone para diagnosticar verminoses na África rural

A pesquisa, publicada no Jornal Americano de Medicina e Higiene Tropicais, demonstrou ser possível criar um microscópio de campo de baixo custo usando um iPhone

11:30 | 13/03/2013
NULL
NULL

Cientistas usaram um iPhone e a lente de uma câmera para diagnosticar vermes intestinais na área rural da Tanzânia, uma inovação que pode ajudar os médicos a tratar pacientes infectados com parasitas, reportou um estudo publicado na última terça-feira, 12.

A pesquisa, publicada no Jornal Americano de Medicina e Higiene Tropicais, demonstrou ser possível criar um microscópio de campo de baixo custo usando um iPhone, uma fita adesiva dupla face, uma lanterna, placas de laboratório comuns e uma lente de câmera de US$ 8,00.

Os cientistas usaram o microscópio improvisado para determinar com sucesso a presença de ovos de ancilóstomo e outros parasitas nas fezes de crianças infectadas.

"Tem havido muito improviso no laboratório com microscópios feitos com telefone celular, mas esta é a primeira vez que a tecnologia foi usada em campo para diagnosticar parasitas intestinais", disse Isaac Bogoch, médico especializado em doenças infecciosas do Hospital Geral de Toronto, principal autor do estudo.

Vermes intestinais infectam dois bilhões de pessoas em todo o mundo, sobretudo crianças, às vezes causando subnutrição. As doenças causadas pelos parasitas podem ser difíceis de diagnosticar, em parte por causa do elevado custo de um microscópio convencional, estimado em cerca de US$ 200,00.

Os cientistas usaram os microscópios de celulares para avaliar 200 amostras de fezes de crianças de áreas rurais infectadas com vermes intestinais, e compararam os resultados com aqueles obtidos com um microscópio convencional.

Eles descobriram que, em termos gerais, o microscópio de iPhone conseguiu detectar a presença de ovos depositados por vermes em cerca de 70% das amostras infectadas.

Embora não seja tão sensível quanto o dispositivo convencional, o microscópio de iPhone pode ficar mais sensível com aperfeiçoamento, disse Bogoch.
"Nós pensamos que os microscópios de celulares podem, em breve, se tornar uma ferramenta de diagnóstico valiosa em regiões pobres e remotas, onde os vermes intestinais são um problema de saúde sério, particularmente para as crianças", afirmou.

Os cientistas também indicaram que quase todo o pessoal médico tem um celular, portanto o custo para adaptar um microscópio no aparelho usando o iPhone é considerado desprezível em comparação com o custo de um microscópio convencional.

Vermes intestinais, como os ancilóstomos e os nematelmintos, também conhecidos como helmintos transmitidos pelo solo, são particularmente problemáticos em crianças pequenas e retardam seu desenvolvimento físico e mental, ao causar anemia crônica e subnutrição.
No entanto, se forem rapidamente diagnosticados, os impactos negativos para a saúde podem ser reduzidos.

AFP

TAGS