PUBLICIDADE
Notícias

Capriles será candidato da oposição, dizem fontes

23:15 | 06/03/2013
O líder da oposição venezuelana Henrique Capriles, que se mostrou um formidável adversário político na campanha eleitoral que levou à reeleição do ex-presidente Hugo Chávez no ano passado, será o candidato para disputar as eleições presidenciais convocadas em razão da ausência do líder, de acordo com pessoas da oposição.

Capriles, governador do estado de Miranda, deve enfrentar o vice-presidente Nicolás Maduro, que assumiu o controle interino do governo apesar das reclamações de críticos que afirmam que ele violou a linha legal de sucessão.

Chávez morreu na terça-feira depois de lutar contra um câncer por quase dois anos. A Constituição exige eleições no prazo de 30 dias, se o posto de presidente não for ocupado nos primeiros quatro anos de um mandato, mas funcionários do Estado ainda não anunciaram a data da eleição.

Dois assessores próximos a Capriles disseram que um anúncio deve acontecer logo, mas avisou que a oposição pode esperar até depois do período de sete dias de luto que o governo convocou em honra de Chávez para anunciar seu candidato.

Ramon José Medina, porta-voz da aliança de oposição, conhecida como MUD, disse que uma decisão formal ainda não foi tomada. No entanto, ele reconheceu que Capriles seria a "primeira opção óbvia".

Capriles, um advogado de 40 anos de idade e ex-deputado, conseguiu 44% dos votos populares nas eleições de 7 de outubro contra Chávez, que ganhou um mandato de seis anos com 55% dos votos. Foi o melhor resultado de um adversário político em uma disputa contra Chávez.

Medina disse que os líderes da oposição ainda estão esperando para ver os termos das eleições. O porta-voz acrescentou que a oposição questiona e de agir contra a nomeação de Maduro como líder interino sem uma cerimônia de juramento oficial. Um decreto publicado no Diário Oficial mais cedo nesta quarta-feira mostrou assinatura de Maduro ao lado do título "Presidente Interino da República". AS informações são da Dow Jones.

TAGS