PUBLICIDADE
Notícias

Aviões de combate da Coreia do Norte registram recorde de saídas

Nos últimos dias, a Coreia do Norte ameaçou com uma "guerra termonuclear", advertiu o governo dos Estados Unidos sobre o risco de um "ataque nuclear preventivo"

08:45 | 13/03/2013
Os aviões de combate da Coreia do Norte efetuaram nos últimos dias um número "sem precedente" de saída, em uma provável resposta às manobras militares conjuntas da Coreia do Sul e Estados Unidos no sul da península, onde a tensão é muito elevada, informa a imprensa de Seul.

O número de missões de voo "alcançou um nível sem precedente", afirmou uma fonte militar de Seul à agência sul-coreana Yonhap.

Os caças e helicópteros militares efetuaram 700 voos na segunda-feira, primeiro dia das manobras conjuntas no sul, segundo a fonte, que pediu anonimato.

O ministério sul-coreano da Defesa se negou a confirmar as informações, mas repetiu que Pyongyang executava exercícios antes de iniciar manobras em todo o território norte-coreano.

As manobras Seul-Washington são em sua maioria virtuais, mas mobilizam milhares de soldados (10.000 sul-coreanos e 3.500 americanos). O governo dos Estados Unidos, aliado de Seul, mantém 28.500 soldados no sul da península.

O governo sul-coreano informou nesta quarta-feira que o telefone vermelho entre os exércitos das duas Coreias continua funcionando.

Nos últimos dias, a Coreia do Norte ameaçou com uma "guerra termonuclear", advertiu o governo dos Estados Unidos sobre o risco de um "ataque nuclear preventivo" e, na segunda-feira, denunciou o armistício que acabou com a Guerra da Coreia em 1953.
AFP

TAGS