PUBLICIDADE
Notícias

Argentino Jorge Bergoglio é o primeiro papa latino-americano

17:04 | 13/03/2013

Autalização:
Argentino Jorge Mario Bergoglio é o novo papa

 

O jesuíta argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, tornou-se o novo Papa da Igreja Católica e o primeiro da América Latina, com o nome de Francisco I, após ter sido eleito nesta quarta-feira como sucessor de Bento XVI.
O anúncio do nome deste novo papa, o primeiro jesuíta e o 266º da história, foi recebido com gritos de alegria pela multidão que lotava a Praça de São Pedro, no Vaticano.
Pouco depois, Francisco I foi ao balcão pela primeira vez e brincou, afirmando que os bispos tinham ido buscá-lo "no fim do mundo".
Já com um tom mais sério, pediu aos 1,2 bilhão de católicos do mundo que "sigam um caminho de fraternidade, de amor" e de "evangelização" e homenageou Bento XVI, que renunciou ao posto no dia 28 de fevereiro, em um gesto sem precedentes em sete séculos.
Antes de se despedir, pediu às dezenas de milhares de fiéis, turistas e curiosos presentes um "minuto de silêncio".
Arcebispo de Buenos Aires e primado da Argentina, Jorge Bergoglio é um homem tímido e de poucas palavras com grande prestígio entre seus seguidores, que apreciam sua total disponibilidade e seu estilo de vida sem ostentação.
Ele goza de prestígio por seus dotes intelectuais, e dentro do Episcopado argentino es considerado um moderado.

TAGS